
O poder da Unção
QUEBRA GELO:
Se você pudesse escolher algo para ser ‘ungido’ ou separado para fazer, o que seria? Por que você acredita que isso seria significativo?
PASSAGEM BÍBLICA: 1 Samuel 16:13
DESENVOLVIMENTO DO TEMA:
SUGESTÕES DE LOUVOR: Sugestões:
Santo Espirito - Laura Souguellis
Preciso de Ti – Diante do Trono
A Marca da Promessa – Trazendo a Arca
INTRODUÇÃO
A unção é a ação do Espírito Santo que consagra e capacita as pessoas para um propósito específico. No Antigo Testamento, Deus instruiu Moisés a preparar um perfume composto de mirra, cinamomo odoroso, cálamo aromático, cássia e azeite (Êxodo 30:22). Esse óleo especial foi usado para ungir objetos sagrados, como a Tenda, a Arca do Testemunho, a Mesa com seus utensílios, o Candelabro e o Altar de Incenso. Além disso, Arão e seus filhos foram ungidos como símbolo de separação e pertencimento ao Senhor.
A unção continuou ao longo da história de Israel, sendo evidente nos juízes, profetas e reis. Um exemplo significativo é o de Davi, que foi ungido por Samuel e teve o Espírito Santo se apossando dele (1 Samuel 16:13). Não foi Davi que recebeu o Espírito, mas o Espírito que recebeu Davi, demonstrando que a unção nos conecta diretamente com o propósito divino. Hoje, todos que recebem a Cristo têm acesso ao Espírito Santo, que nos capacita para viver uma vida de obediência e poder espiritual.
Hoje vamos aprender 3 características de quem é ungido
1) QUEM É UNGIDO É SEPARADO - LEIA 1ª SAMUEL 16:13
A unção implica ser consagrado e separado para Deus. Davi foi escolhido no meio de seus irmãos para um propósito específico. Assim como Davi, muitas vezes precisamos nos afastar de certas distrações para permanecermos próximos de Deus (Salmos 89:20). Deus está sempre buscando aqueles que estão dispostos a serem vasos de honra para a Sua obra (2 Crônicas 16:9).
Aplicação: Quais áreas da sua vida precisam de um ajuste para que você esteja mais separado para Deus? O que significa para você "estar perto de Deus" no seu dia a dia?
2) QUEM É UNGIDO SE RESPONSABILIZA - LEIA 1ª SAMUEL 17:32
Davi não hesitou em assumir a responsabilidade de enfrentar Golias, confiando no Senhor. A unção nos chama a agir com coragem e a assumir papéis importantes na obra de Deus, mesmo que pareçam desafiadores ou intimidadores.
Aplicação: Há alguma situação atualmente em que você sente que Deus está pedindo para você dar um passo de fé? Como você pode assumir essa responsabilidade de forma prática?
3) QUEM É UNGIDO TEM AUTORIDADE NA BATALHA - 1ª SAMUEL 17:45-47
Davi foi para a batalha com confiança, não em suas habilidades, mas na autoridade de Deus. A verdadeira autoridade vem da unção, e é ela que nos dá força espiritual para vencer as batalhas que enfrentamos.
Aplicação: Pense em uma "batalha" que você está enfrentando agora. Como você pode confiar na autoridade que Deus lhe dá para vencê-la?
CONCLUSÃO
Deus nos unge para que possamos ser separados, capacitados e revestidos de autoridade para cumprir os Seus propósitos. Assim como Davi foi usado de forma poderosa, Deus deseja nos usar para impactar o mundo ao nosso redor. A unção não depende de nossas forças ou méritos, mas da nossa disposição em obedecer a Deus e confiar n’Ele.
Desafio da Semana: Identifique uma área na sua vida onde você precisa reconhecer mais a presença e o poder do Espírito Santo. Ore pedindo direção e consagração para ser usado por Deus com autoridade.