
O poder da semente
QUEBRA GELO:
Distribua pequenas sementes para cada participante e pergunte: "Se você pudesse plantar uma semente em sua vida hoje, que fruto gostaria de colher?" Incentive-os a compartilhar.
PASSAGEM BÍBLICA: Marcos 4:26-29: “E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. - E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.- Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. - E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada à ceifa”.
DESENVOLVIMENTO DO TEMA:
Marcos 4:26-29: “E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. - E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.- Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga. - E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada à ceifa”.
INTRODUÇÃO
A semente é um tema relevante na Bíblia, aparecendo cerca de 380 vezes. A Lei da Semeadura, ou princípio de semear e colher, é um princípio bíblico aplicável a todas as instâncias da vida.
- Toda semente define um futuro e a semente tem um poder transformador de destinos.
- Muitos não querem a colheita que tem recebido, mas não plantam a semente de acordo com a colheita desejada.
A semeadura é voluntária, mas a colheita é obrigatória, só teremos o que nunca tivemos, quando fizermos o que nunca fizemos''. Só colheremos o que nunca colhemos, quando plantarmos o que nunca plantamos.
Pergunta: O que você nunca colheu, que gostaria de colher?
Todos nós somos resultados de uma semente, ninguém é fruto de um acaso, houve uma semente plantada em nossas vidas. Toda semente gera um fruto, não importa a estação, pois quando a semente é plantada o fruto nasce e é colhido.
1) A Semente Tem Nome
Pergunta: Qual é a semente que você está plantando em sua vida hoje?
Toda semente define um futuro. Precisamos dar nome à nossa semente. Se você deseja colher algo específico, precisa plantar intencionalmente.
Base Bíblica: Provérbios 18:21 - "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto."
Aplicação Prática: Declare em oração qual é a semente que você deseja plantar e veja como suas palavras podem ser um instrumento de mudança.
2) A Semente Tem Destino
Pergunta: Onde você deseja que sua semente frutifique?
Assim como um agricultor escolhe onde plantar, precisamos direcionar nossas sementes ao lugar certo.
Base Bíblica: 2 Coríntios 9:10 - "Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça."
Aplicação Prática: Analise suas escolhas e veja se está investindo no lugar certo: família, ministério, trabalho, vida espiritual.
3) A Semente Tem Prazo
Pergunta: Você tem paciência para esperar o tempo da colheita?
Uma semente leva tempo para crescer, mas sua colheita é certa.
Base Bíblica: Gálatas 6:9 - "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido."
Aplicação Prática: Continue semeando e confiando em Deus, sem desanimar
4) O que você espera, a Semente já contém
Pergunta: Você tem paciência para esperar o tempo da colheita?
Uma semente leva tempo para crescer, mas sua colheita é certa.
Base Bíblica: Gálatas 6:9 - "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido."
Aplicação Prática: Continue semeando e confiando em Deus, sem desanimar
CONCLUSÃO
Deus também semeou:
Ele deu Jesus como semente.
Jesus morreu, mas ressuscitou e frutificou, formando a Igreja.
Base Bíblica: Isaías 53:11 - "Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito."
Aplicação Prática: Assim como Deus plantou uma semente de redenção em nós, sejamos também semeadores do Seu Reino.
Que possamos continuar semeando, confiando no poder transformador de cada semente plantada!