post-image

Meu lugar - Um lugar para ter

QUEBRA GELO: Vamos começar com um pequeno exercício. Feche os olhos por um momento e pense em um lugar onde você se sente completamente seguro e amado (sugestão coloque uma música calma de fundo). Pode ser um canto especial da sua casa, um local ao ar livre, ou até mesmo a igreja. Agora, compartilhe com alguém próximo o que esse lugar significa para você e por que o escolheu.

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 11:28

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO: Olá, GrowUps! É com muita alegria que nos reunimos novamente como GCEU para dar continuidade à série de mensagens MEU LUGAR. Hoje, gostaria de provocar uma reflexão: para quem você recorre quando enfrenta um problema? Você conhece o significado de viver em um verdadeiro porto seguro? Esses são temas que exploraremos juntos nesta conversa. Estou certo de que será um momento edificante e inspirador.

INTRODUÇÃO
Todo mundo precisa de um cantinho, um verdadeiro porto seguro onde possa se sentir protegido e cuidado. Quando pensamos em um lugar especial para nós, imaginamos um lugar onde nos sentimos protegidos, cuidados e amados.

Todos nós enfrentamos momentos difíceis na vida.  Imagine alguém jovem passando pela separação dos pais e se sentindo

sozinho sem a presença do pai. Nessas horas, a igreja pode ser um lugar especial onde se encontra conforto e apoio. Na igreja, a comunidade de fé se torna uma família que está sempre pronta para ouvir, ajudar e compartilhar o amor de Deus. Aqui, todos podem compartilhar suas preocupações e encontrar pessoas que se importam de verdade.

É muito importante compartilhar os nossos sentimentos e dores com as pessoas que amamos, mas, além de tudo isso, precisamos entregar tudo a Deus. Ele, sim, pode nos ajudar.

Ler Gálatas 6:2: "Levem os fardos uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo."

Aqueles que sabem que Cristo os amou levando a carga de seu pecado também sabem que amar é levar as cargas de seus irmãos e irmãs na igreja. Amar uns aos outros dessa maneira é “cumprir a lei de Cristo”.

1) Amor é uma Decisão
Amar uns aos outros é uma ordem divina. João 15:12 nos ensina: "Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros como eu os amei." Embora seja desafiador, é fundamental praticar esse amor.

2) Confie em Deus para Suportar Seus Fardos
Precisamos aprender a descansar em Deus, especialmente em tempos de ansiedade e impaciência. Salmo 55:22 nos lembra: "Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o sustentará; jamais permitirá que o justo seja abalado."

3) Amar como Cristo Amou
João 3:16 nos revela o amor supremo de Deus: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Devemos seguir esse exemplo de amor sacrificial.

4) Jesus é Nossa Alegria
Buscar a Deus em primeiro lugar nos liberta do medo e nos enche de alegria. Salmo 34:4-5 declara: "Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção."

CONCLUSÃO
Na igreja, encontramos amigos verdadeiros, conforto e o amor de Deus. Quando compartilhamos nossas preocupações com Ele e uns com os outros, estamos cumprindo uma das coisas mais importantes que Ele nos ensinou: amar uns aos outros como Ele nos amou. Então, vamos lembrar sempre do amor de Deus e aproveitar cada momento na igreja junto aos irmãos!

CURIOSIDADE: O Cuidado de Deus como um Pastor: O Salmo 23 retrata Deus como um pastor que cuida de suas ovelhas, garantindo que não lhes falte nada. O Salmo começa com as palavras reconfortantes: "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará." Essa imagem de Deus como nosso pastor nos lembra que Ele nos guia, protege e sustenta em todos os momentos de nossa vida.

DESAFIO: Cada pré-adolescente vai escrever seu nome e um pedido de oração. Faremos um sorteio e, durante a semana, cada pré-adolescente vai orar pelo pedido da pessoa que ele sorteou. Esta é uma forma de permitir que alguém cuide de você e de cuidar dos outros em nossa comunidade.

Baixar carta