post-image

Vencendo Gigantes

QUEBRA GELO: Qual foi um momento em sua vida em que você teve que enfrentar um desafio que parecia impossível?

PASSAGEM BÍBLICA: 1º Samuel 17:45-47

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO
Em uma briga entre um poodle e um rottweiler, quais são as chances de o poodle vencer? Era mais ou menos a visão que as pessoas ao redor tinham quando Davi se lançou na direção do gigante.

Muitas pessoas estão com medo de enfrentar seus gigantes, por não acreditarem que eles podem ser derrotados. Seus gigantes não carregam espadas, lanças ou clavas. Diferente do gigante que Davi enfrentou, seus gigantes desfilam com as armas da rejeição, do abuso verbal, moral, sexual; eles trazem consigo o vício que ameaça destruir tudo o que foi conquistado com esforço, seu gigante se apresenta como a nota do Enem que é inatingível para você etc.

Pergunta: Qual é o nome do seu gigante? A voz do gigante é bem conhecida; ela se apresenta algumas vezes como um sussurro ameaçador e outras vezes como gritos de acusação, sem mencionar as ameaças de perda de atenção, de suposto cuidado, de amor inexistente, etc.

Se você tem um gigante em sua vida, uma pergunta deve estar permeando seus pensamentos agora: Como Davi venceu o gigante?

1º Davi não tinha olhos somente para o Gigante
Pergunta: O Gigante é tudo que você vê?

Para onde Davi olhava: 1Sm.17:26 Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

Davi olhava para Deus e para a recompensa. Acredite, muitas pessoas, incluindo a sua casa, serão beneficiadas se você decidir enfrentar o gigante. E Deus será glorificado em sua vitória.

2º Enquanto todos eram especialistas em Gigantes, Davi era especialista em Deus Verso 45 de 1ª Samuel 17 - Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

  • Enquanto Israel tinha o foco no gigante, Davi mantinha o foco em Deus.
  • Davi vê o que outros não veem, e se recusa a ver o que os outros veem.

1Co.2:14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

Em 2Co.10:4-5 está escrito: Usamos as armas poderosas de Deus, e não as armas do mundo, para derrubar as fortalezas do raciocínio humano e acabar com os falsos argumentos. 5 Destruímos todas as opiniões arrogantes que impedem as pessoas de conhecer a Deus. Levamos cativo todo pensamento rebelde e o ensinamos a obedecer a Cristo. (Versão A Mensagem)

3º Davi nunca enfrentou o gigante sozinho - Eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. (Essa era a declaração de Davi!)
Davi nunca creu que a luta era dele.
Mas sim de Deus.
Davi sabia, como pastor, que nenhuma de suas ovelhas seria perdida para lobos e ursos. E ele sabia que, como ovelha, nenhum recurso lhe seria negado.
Por isso Ele declarou no Salmo 23: O Senhor é o meu pastor, nada me faltará!
Declare:
Não faltará recursos para aqueles que desejam glorificar a Deus em suas batalhas.

4º Davi não teve misericórdia do Gigante - Verso 49 de 1ª Samuel 17 - E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lhe atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. 50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. 51 Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus que o seu herói era morto, fugiram.

Davi no Salmo 18 vai cantar: Persegui os inimigos e os alcancei. Os consumi, os atravessei, sob os pés do Senhor caíram. Não mais se levantaram.

CONCLUSÃO: Os gigantes são uma realidade. Mas nós podemos vencê-los. Através do poder da Cruz.
Rm.8:37, Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.