post-image

Um testemunho de salvação

QUEBRA GELO: Assim como Jesus aceitou Zaqueu, mesmo diante das críticas, como você tem sentido essa aceitação de Jesus em sua vida?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 19:8-9

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO
Os versículos que acabamos de ler, trazem duas declarações poderosas. A primeira declaração é a de Zaqueu, e é uma declaração de arrependimento e transformação, a segunda declaração é de Jesus que declara salvação não só para vida de Zaqueu, mas também para sua casa. Se fosse dada a oportunidade à Zaqueu de dar seu testemunho de como conheceu Jesus, quais seriam os pontos que ele destacaria, de acordo com a Bíblia?

1º PERSEVERANÇA - LUCAS 19:3-4
Zaqueu demonstrou uma grande determinação em ver Jesus, mesmo enfrentando obstáculos como sua baixa estatura e a multidão ao redor. Ele subiu em uma árvore para ter uma visão clara de Jesus, mostrando sua vontade de se encontrar com Ele.
Pergunta: hoje existe algo que tem atrapalhado ou tentado atrapalhar seu encontro com Jesus?
Romanos 8:38 - Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

2º ACEITAÇÃO - Lucas 19:5
Jesus, ao ver a atitude de Zaqueu, não o desprezou como muitos faziam. Ao contrário, Jesus percebeu e escolheu a casa de Zaqueu para pousar. Muitos murmuraram por ter Jesus entrado na casa de Zaqueu. Mas Jesus não se importa, com a opinião dos outros a nosso respeito. Ele quer nos dar uma nova oportunidade. No verso 10 Jesus declara que ele veio buscar e salvar o perdido.
Jesus nos aceita como estamos. João 6:37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

3º ARRENDIMENTO E TRANSFORMAÇÃO
Quando Jesus o chamou pelo nome e expressou seu desejo de ir à sua casa, Zaqueu se apressou em descer da árvore e recebeu Jesus com alegria. Ele demonstrou arrependimento e disposição para mudar sua vida, prometendo devolver tudo o que havia roubado e dar metade de seus bens aos pobres. A presença de Jesus na casa e na vida de Zaqueu, promoveram mudanças radicais em seu estilo de vida e valores. Quando Jesus entra em nossa vida nossos valores são transformados. 1 Coríntios 1:18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

4º SALVAÇÃO
Jesus declarou que a salvação havia chegado à casa de Zaqueu (Lc.19:9). Zaqueu experimentou a graça e o perdão de Jesus, sendo aceito como filho de Deus e tendo sua vida transformada. A salvação é um ato da graça de Deus que gera no homem uma resposta de mudança. 2 Coríntios 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.


5º IMPACTO NA COMUNIDADE
A transformação de Zaqueu foi tão evidente que as pessoas ao redor ficaram impressionadas. Ele se comprometeu a fazer justiça e a restituir tudo o que havia roubado, mostrando um novo estilo de vida baseado nos princípios do Reino de Deus

CONCLUSÃO: Esses são alguns dos principais pontos que Zaqueu destacaria em seu testemunho sobre como conheceu Jesus, conforme descrito na Bíblia.
E você quais seriam os seus destaques? Você deseja aceitar a Jesus hoje?

Baixar carta