post-image

Meu lugar - Um lugar para ser

QUEBRA GELO: Pense em organizar uma festa super legal da família, onde todo mundo é parte da família de Deus! Você pode chamar qualquer pessoa, desde os tempos antigos até os dias de hoje, bíblica ou não. Quem você gostaria de convidar para essa festa e por quê? Compartilhe suas ideias com a gente! O objetivo desse quebra-gelo é incentivar os pré-adolescentes a refletirem sobre o conceito de família de Deus e a importância de pertencer a essa grande família espiritual. Ao imaginar quem eles convidariam para uma festa da família de Deus, eles podem pensar sobre as características e valores que admiram nessas pessoas, além de fortalecer o senso de comunidade e pertencimento à igreja.

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 12:50

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO: Olá a todos! Hoje vamos falar sobre algo universal: a FAMÍLIA. Querendo ou não, todos nós temos um grupo de pessoas que conhecemos como família. Já parou para pensar de onde veio a sua família ou já sentiu curiosidade sobre sua origem? Que características únicas você compartilha com seus familiares? Vamos explorar juntos esse tema interessante!

INTRODUÇÃO
A família de Jesus

Ser obediente a vontade de Deus é o requisito que Jesus nos apresenta para também sermos considerados da Sua família. Portanto, não é difícil para nós imaginarmos membros da família de Jesus. Para sermos pré-adolescentes participantes da família de Deus, precisamos considerar algumas coisinhas que precisamos lembrar.

1) Fazer a vontade do Pai
João 6:38 - “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.

Quando Jesus declarou que todo aquele que faz a vontade de Deus faz parte da sua família, não quer dizer que Ele estava abandonando ou rejeitado os seus Familiares. Mas, Ele afirmou que fazer a vontade do Pai, estava acima de qualquer laço familiar da carne.

Lucas 14:26 - “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo”.

Jesus nos convida  amá-lo acima de qualquer laço sanguíneo, esse ensinamento nos coloca na posição de discípulo dEle, ou seja, um amigo íntimo, um irmão. Mas, precisamos entender que esse amor acima de todos os nossos familiares, gera vinculo, cuidado, amor aos nossos familiares. Quanto mais próximos de Deus, mais próximos aos nossos familiares estaremos. O amor genuíno, o perdão e os laços reforçados, são gerados através da minha intimidade com Deus.

2) Cultivar relacionamentos com nossos irmãos em Cristo
Lucas 8:21 - “Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.”

Aqueles que fazem a vontade de Deus, Jesus chama de meus irmãos. Jesus faz questão de cultivar laços com seus irmãos na Fé. Precisamos entender que, andar com pessoas que são obedientes a Deus Pai, sempre nos levara ao caminho de obediência e cumprimento da vontade dEle. Precisamos cultivar boas amizades em Cristo, caminhar juntos, estender as mãos para os nossos amigos quando necessário, compartilhar do Reino com estes.

3) Nosso relacionamento com Jesus produz vínculo com os nossos familiares de sangue
1 João 4:20 - “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, a quem viu, não pode amar a Deus, a quem não viu.”
O amor a Deus produz vínculo com os meus familiares. Quanto mais eu me envolvo e me torno íntimo de Deus, certamente terei laços maiores com os meus familiares que eu convivo.

O Homem foi gerado por Deus para ser um indivíduo relacional. Desde o princípio da criação isto está muito claro. Deus criou o homem para relacionar-se com Ele (vertical), e uns com os outros (horizontal).

PAPO RETO
Entendemos que ser parte da família de Jesus é seguir o que Ele ensina, ter amigos que também amam a Deus e deixar que nosso amor por Ele nos ajude a amar ainda mais nossa própria família.

CURIOSIDADE: Sabia que Jesus tinha irmãos e irmãs? Em Mateus 13:55-56, a Bíblia menciona os irmãos de Jesus: "Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs?". Isso nos mostra que Jesus entende o valor dos laços familiares, mas também nos ensina que seguir a vontade de Deus está acima de tudo.

DESAFIO DA SEMANA:
Desafio do Arco de Barril: Envolva-se mais ativamente na vida da igreja, participando ativamente do seu Pequeno Grupo (GCEU), trazendo novas pessoas, sendo frequente nas reuniões e assumindo responsabilidades durante os cultos, como cantar ou ajudar na mídia. O objetivo é sair da sua zona de conforto e se integrar completamente à sua família espiritual na igreja.

 

Baixar carta