DIA 11 - VALE A PENA OBEDECER
Jonas obedeceu à palavra do SENHOR e foi para Ninive. (3:3) Jesus sempre deixou claro que o fundamento de seu ministério era a obediência ao Pai. Disse aos seus discípulos que lhe ofereciam comida: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra, Jo 4.34. Em outro momento, quando se revelava como o pão da Vida, declarou: Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou, Jo 6.38.
Quando o rei Saul desobedeceu à determinação divina de destruir todo o povo amalequita, foi repreendido por Samuel. Este mostrou ao rei aquela que é a maior de todas as exigências: (...) Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar, 1 Sm 15.22- 23. A obediência é a maior de todas as exigências. Por causa da desobediência, Saul foi rejeitado como rei de Israel e sua vida entrou em declínio.
Na igreja primitiva, todos os discípulos do Mestre se identificavam como servos ou doulos, em grego. Essa palavra tem o significado de escravo, aquele que pertence a alguém. Nas cartas do Novo Testamento, todos os autores se identificavam como servos de Jesus. Servos não mandam. Servos obedecem.
Existe uma relação entre bênção e obediência. A palavra abençoar, barach, em hebraico, significa conceder poder para prosperar, para ter longevidade, ter fecundidade, obter sucesso e dar muitos frutos. Na sua raiz, essa palavra têm o significado de ajoelhar-se, submeter-se, honrar um superior. Assim sendo, quem quer ser abençoado precisa manter uma relação de obediência com aquele de quem ela provém: Deus! É impossível ter a bênção e ao mesmo tempo viver uma vida fora dos padrões divinos. É uma grande incoerência. A Palavra diz: Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno (...) bendito serás tu (...) Dt 28.1-3. Ou seja: a obediência sempre precede a bênção.
Há grande valor em obedecer. Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz. Por isso, recebeu um nome que é sobre todo nome e se tornou o Senhor. Quando Jonas decidiu obedecer a Deus, as condições para o milagre acontecer foram criadas. E ele veio; toda a cidade de Ninive foi salva porque o desejo de Deus é que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade de que há um só Senhor e um só mediador entre Deus e os homens: Cristo Jesus, homem. 1Tm 2.4-5. Vamos viver uma vida de obediência?