post-image

Encontrando a plenitude em meio à instabilidade da vida

QUEBRA GELO: Qual é uma situação na sua vida em que você encontrou força em meio à dor ou dificuldade?

PASSAGEM BÍBLICA: I Samuel 1.10 – 18

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO
Deus tem um propósito no caminho de nossa angústia e de nossa dor. Em Deus há resposta para todo processo. Estar Nele nos fará encontrar a plenitude, ainda que nem tudo esteja completo. Este texto narra a história de uma mulher cujo nome significava cheia de graça. Porém, o que a Bíblia nos narra no início dessa história é que, apesar do significado do nome recebido assim que nasceu, Ana não se sentia tão agraciada assim. O Senhor a havia deixado estéril, enquanto sua rival Penina, fértil, já havia concebido filhos com Elcana. Assim como na vida de Ana, nossa vida também possui antagonismos e instabilidades.

Dentro do nosso contexto, a família de Ana era uma família cristã. A Bíblia relata que, de ano em ano, como era de costume, Elcana subia ao templo para sacrificar ao Senhor e, junto dele, toda sua casa. Cumpriam todo o ritual descrito pela Lei e prezavam pelos costumes da religião. Ser uma família cristã não é sinônimo de ausência de problemas. A casa de Ana possuía alguns conflitos.

Que conflitos eram esses?

1.1) Rivalidade gerada pela comparação: Penina tinha filhos, Ana, porém, era estéril. Além da rejeição da sociedade, Ana sofria pela comparação dentro de sua própria casa. As comparações nos conduzem ao pecado da injustiça. Praticamos ou sofremos injustiças. A comparação nos conduz à anulação do cuidado de Deus em nos fazer únicos. Além da esterilidade, Ana precisava lidar com a rivalidade de Penina e a comparação.
PERGUNTA: De que forma as comparações têm afetado sua percepção do cuidado de Deus em sua vida?

1.2) Um marido mal posicionado:

  • Parcialidade: (I Sm. 1.5) Elcana se perdeu na administração desses relacionamentos. A Bíblia diz que Elcana amava mais a Ana do que a Penina. Por conta disso, no tempo de ir ao templo sacrificar ao Senhor, ele dava a Ana uma porção especial, o que provocava um agravamento no relacionamento entre Ana e Penina.
  • Passividade: (I Sm. 1.6) Na tentativa de consolar Ana, Elcana dava a ela uma porção favorecida, porém na Bíblia não há relatos da intervenção dele nas provocações e rivalidade de Penina e Ana. Precisamos entender qual o nosso lugar e nos posicionar. A compensação de Elcana revelava sua parcialidade e passividade. Aumentava os conflitos e dividia ainda mais a casa.

PERGUNTA: Você já se perguntou se sua forma de agir tem ajudado ou aumentado os conflitos ao seu redor?

1.3) A igreja que Ana frequentava estava em conflito:

  • O sacerdócio corrompido: Os filhos de Eli estavam como sacerdotes daquele templo, porém viviam em pecado, e o próprio Deus declarou juízo sobre a casa de Eli (I Samuel 2.27 – 36).
  • Crise de frieza: No lugar de adoração, ao demorar em sua oração e pelo mover dos seus lábios, Ana foi confundida com uma mulher embriagada. O quebrantamento já não era comum naquele lugar (I Samuel 1.12 -14).

PERGUNTA: De que maneira você pode fortalecer sua fé diante de ambientes espirituais desafiadores?

CONCLUSÃO
Ao declarar sua dor ao sacerdote Eli, ele liberou sobre Ana uma palavra: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. Paz aqui é Shalom, que significa plenitude. Ana saiu daquele ambiente, e até o seu semblante já era diferente. A casa estava em crise, o sacerdócio estava em decadência, mas Deus nunca está em crise ou mesmo em decadência. A fé de Ana a fez entregar antes de receber e sair de lá plena.

Baixar carta