post-image

100% Jesus - Plenitude na sua identidade

QUEBRA GELO: Quem Sou Eu em Cristo?
Objetivo: Ajudar os pré-adolescentes a entenderem sua identidade em Cristo e a plenitude que vêm dessa relação com Deus.

Atividade: Peça para cada um escrever uma palavra ou frase que descreva como eles se veem (exemplo: talentoso, corajoso, amigo, etc.) e outra palavra ou frase que eles acham que Deus diria sobre eles (exemplo: amado, escolhido, especial). Eles podem compartilhar em pequenos grupos.

Versículo de apoio: "Pois somos criação de Deus, realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos." (Efésios 2:10)

Reflexão: Depois de compartilhar, pergunte:
Você acredita que a forma como se vê é a mesma forma que Deus te vê?
Como podemos viver de forma plena e segura sabendo quem somos em Cristo?

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 5:13-14

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO: A paz, a todos! Hoje estamos começando uma nova série de estudos bíblicos chamada 100% JESUS, e o tema da carta de hoje é IDENTIDADE. Então, para dar início, me conta: qual é aquela habilidade ou talento que você tem que te faz sentir especial e único?

INTRODUÇÃO
Mateus capítulo 5 marca o começo do famoso Sermão do Monte. Nesse momento, Jesus estava falando para uma grande multidão e começou a ensinar como Ele queria que Seus seguidores vivessem. Nos versículos 13 e 14, Ele nos dá duas comparações super importantes:

1) SAL

1.1- Um Símbolo de Aliança (Levítico 2:13)

No Livro de Levítico, o sal é importante nas ofertas de cereais, simbolizando a aliança entre Deus e Seu povo. Assim como o sal conserva alimentos, a aliança de Deus nos mantém seguros e conectados a Ele. É um laço forte que mostra que Deus está sempre presente em nossas vidas, cuidando e protegendo-nos.

1.2 - Um Auxílio para Cura e Limpeza (2 Reis 2:20-21)
Nesse trecho, Eliseu usa o sal para purificar as águas, mostrando seu poder de limpeza. Isso nos ensina a buscar a santidade e nos afastar do pecado. Não somos melhores que os outros, mas devemos cuidar do nosso coração para não nos contaminarmos. Assim como o sal, devemos ser agentes de “cura espiritual”, ajudando os que estão perdidos a encontrarem a verdadeira vida em Deus.

1.3 - Estimulante do Apetite (Jó 6:6)
Assim como o sal faz a comida mais gostosa, nós devemos ter um apetite pela Palavra de Deus. Isso significa querer aprender mais sobre Ele e se aproximar d'Ele. Além disso, nosso testemunho deve inspirar os outros. Quando as pessoas nos veem, elas sentem vontade de buscar essa relação com Deus também? Vamos ser um exemplo que desperta esse desejo nas pessoas ao nosso redor!

1.4 - Um Preservador do Sabor (Lucas 14:34-35)
Jesus usa essa comparação para nos lembrar que, assim como o sal mantém os alimentos saborosos, nossa fé deve ser cheia de vida! Se não cuidarmos da nossa fé, podemos perder a essência do que significa seguir a Jesus. Por isso, vamos nos esforçar para fazer a diferença em tudo que fazemos. Com a ajuda de Deus, podemos ser uma luz e um sabor especial neste mundo!

1.5 - Promotor de Paz (Marcos 9:50)
Aqui, Jesus nos ensina que devemos ter um "sabor" especial em nossas vidas, promovendo a paz e a harmonia entre amigos e irmãos. Assim como o sal realça o sabor dos alimentos, nossa atitude pode melhorar os relacionamentos ao nosso redor. É importante manter esse equilíbrio: não exagerar nas palavras ou ações, mas sempre buscar a paz. Vamos ser agentes de paz onde estivermos!

1.6 - Estimulante para Nosso Testemunho (Mateus 5:13)
No famoso Sermão da Montanha, Jesus chama Seus discípulos de “sal da terra“. Essa analogia destaca a responsabilidade dos cristãos de influenciar positivamente o mundo ao redor, preservando os valores do Reino de Deus e sendo um testemunho vivo da Sua graça. Então, a lição é a seguinte: Em um mundo que se corrompe, você tem apresentado valores que preservam?

1.7 - Evidência da Graça (Colossenses 4:6)
Que, assim como o sal preserva e dá sabor à vida terrena, esperamos, como cristãos, preservar os princípios do Reino de Deus e dar sabor ao mundo com a graça e a verdade do Evangelho.

2) LUZ
"Deus é luz", diz 1 João 1:5. Na Bíblia, a luz representa a verdade e a justiça. Jesus nos ensina a brilhar com boas ações, como está em Mateus 5:16: "Deixe sua luz brilhar para que as pessoas vejam suas boas obras e glorifiquem a Deus." A luz revela o que está escondido e nos ajuda a viver de forma justa. Como seguidores de Cristo, devemos confessar nossas falhas e deixar Deus iluminar nossas vidas. Jesus é a "verdadeira luz" (João 1:9), e nosso objetivo é refletir Sua luz em um mundo que precisa de esperança e verdade. Vamos ajudar os outros a verem a luz e se afastarem das trevas (Atos 26:18).

3) A PLENITUDE NOS LIVRA DA QUEDA (Mateus 4. 1-11)
A plenitude não nos livra da tentação, mas nos livra da queda. Antes de iniciar o Seu ministério, Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito Santo para ser tentado por Satanás. Todas as tentações foram contra a identidade de Jesus. Satanás tentou Jesus com várias coisas, mas o que foi provado foi Sua identidade. “Se você é Filho...”

3.1) Necessidade de provisão – vs. 3 e 4: Se você é Filho, transforme pedra em pão.
3.2) Necessidade de proteção – vs. 5 – 7: Se você é Filho, se joga daqui para baixo.
3.3) Necessidade de reconhecimento e poder – vs. 8 – 10: Você pode ter tudo o que quiser. Porém o que “livrou” Jesus da queda foi ter a convicção de quem Ele era. Ele é Filho de Deus e tudo o que Ele precisa vem do Pai. Jesus sendo Filho de Deus venceu Satanás e todas suas ofertas com posicionamento e com a Palavra. Leia Mateus 4.11. Para toda oferta de Satanás, Jesus tinha uma resposta na Palavra.

CONCLUSÃO
Ter a convicção de quem nós somos nos habilita a vencer as tentações, ter a Palavra em nossa mente, nosso coração e em nossos lábios, nos habilita a derrotar Satanás.

CURIOSIDADE: Uma curiosidade bíblica interessante sobre identidade é a transformação de Saulo em Paulo, que é mencionada em Atos 9:1-19. Saulo era um fariseu que perseguia os cristãos, mas, após um encontro poderoso com Jesus no caminho para Damasco, sua vida mudou radicalmente. Essa experiência não apenas mudou seu nome, mas também sua identidade e propósito. Ele passou de perseguidor a apóstolo, dedicando sua vida a espalhar a mensagem de Cristo. Essa mudança mostra como a identidade de uma pessoa pode ser transformada por um encontro com Deus, revelando que todos nós temos a capacidade de mudar e encontrar um novo propósito em nossa vida.

DESAFIO: Ao longo da semana, desafie-os a fazer uma lista de três coisas que eles gostariam de melhorar ou mudar sobre como veem a si mesmos, e a orar pedindo a Deus para ajudá-los a verem sua verdadeira identidade como filhos d’Ele.

Baixar carta