post-image

Maturidade - O Deus de novos começos!

QUEBRA GELO: Você já passou por um momento em que sentiu que precisava recomeçar algo em sua vida? Como foi essa experiência e o que você aprendeu com ela?

PASSAGEM BÍBLICA: Mateus 26:75

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

Mateus 26:75: “E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.”

Hoje, vamos conhecer a trajetória rumo à maturidade de um dos apóstolos de Jesus: o apóstolo Pedro. A Bíblia relata que:

  • Pedro orava pelos enfermos e eles eram curados,
  • Pedro pregava e corações se derretiam e se convertiam,
  • Pedro viveu experiências extraordinárias com Jesus.

Ao olharmos para esse currículo, podemos imaginar que seja para nós algo desejável, porém distante. Mas posso garantir a você que o único motivo pelo qual Pedro, o pescador, tornou-se Pedro, o apóstolo, foi porque ele creu no Deus de novos começos.

Pergunta: Você gostaria de recomeçar algo em sua vida? Em que área? Espiritual, relacional, familiar, financeira ou profissional?

Vamos orar por isso agora!

Na trajetória de maturidade do apóstolo Pedro, podemos identificar as áreas que foram trabalhadas para seu amadurecimento por Jesus. E creio que Jesus quer fazer o mesmo conosco:

1) Jesus buscou amadurecer a fé de Pedro e depois o chamou. (A pesca maravilhosa - Lc 5:1-10) Pedro, cujo nome original era Simão, era um pescador na região da Galileia, conforme o relato. Pelo menos quatro fatos marcam esse momento:
a) Jesus precisava de alguém que estivesse disposto a lhe emprestar um barco. (v.3)
b) Jesus estava à busca de alguém que cresse Nele. (sob a tua palavra) (v.5)
c) Jesus desejava mais do que uma pessoa crédula. Ele desejava uma pessoa convertida. (Afastar-se de mim, pois sou pecador) (v.8)
d) Jesus fez um convite possível. (Pescadores de homens) (v.10)

Pergunta: O que Jesus está te pedindo hoje? Ou qual dessas quatro áreas você precisa amadurecer?

2) Jesus amadureceu Pedro fazendo-o reconhecer suas fraquezas e sua dependência de Deus. Você já deu a palavra a alguém e não conseguiu cumprir? Se te perguntassem por que você empenhou sua palavra, provavelmente você responderia: “Eu acreditava que era capaz!” Acredito que foi esse mesmo sentimento que habitou o coração de Pedro, quando demonstrou grande confiança em sua fidelidade a Jesus, afirmando que estava disposto a ir com Ele até a morte (Lucas 22:33 - “E ele lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte.”)

Pergunta: Você já sentiu que não conseguiu cumprir o que prometeu para Jesus?

Talvez você esteja sendo acusado por Satanás por ter negado a Jesus em algum momento de sua vida. Rejeite essa acusação de sua vida. Jesus sabe o que você é capaz, inclusive de negá-lo. Mas Ele não te rejeita. Ele olha para você com um olhar de misericórdia. Jesus conhece nossas fraquezas e tem misericórdia de nós quando nos arrependemos.

3) Jesus amadureceu Pedro promovendo restauração por meio do perdão. Após a ressurreição de Jesus, Pedro foi restaurado. Jesus apareceu a ele e aos outros discípulos e perguntou a Pedro três vezes se ele o amava, confiando-lhe o cuidado de suas ovelhas (João 21:15-17). O lugar de seus fracassos Jesus quer tornar o lugar de suas maiores conquistas.

  • Pedro é restaurado no mesmo lugar do seu chamado.
  • Pedro é restaurado no mesmo ambiente de sua queda.
  • Pedro é restaurado em sua visão sobre ele mesmo.

CONCLUSÃO: Após sua restauração, Jesus fez o mesmo convite inicial para Pedro: “Segue-me!” Ele hoje faz o mesmo com você. Vai atender, se arrepender e emprestar o barco?

Baixar carta