post-image

Koinonia - Cidadãos do Reino

QUEBRA GELO: Vivendo os Valores do Reino de Deus
Objetivo: Mostrar como a natureza do Reino de Deus transforma nossa vida, removendo o pecado e substituindo-o por ações que refletem a vida cristã.
Material Necessário:
1 jarra transparente
10 copos descartáveis com água
1 copo pequeno transparente cheio de café
1 bacia rasa
Papel e caneta
Fita adesiva

Preparação:
Copo com Café: Representa o pecado.
Copo com Água: Representa os valores e ações do Reino de Deus (escreva em papéis e cole nos copos: Oração, ler a Bíblia, perdoar, amar, etc.). Metodologia:

Introdução: Mostre o copo pequeno com café e diga que ele representa o pecado que estava na vida antes de conhecer Jesus.

Ação com Café: Derrame o café na jarra vazia, mostrando como o pecado afeta a vida da pessoa.

Introdução dos Valores do Reino: Mostre os copos com água e explique que cada copo representa uma ação positiva que reflete o Reino de Deus em nossas vidas.

Atividade: Peça para que cada aluno se levante e derrame um copo de água na jarra com café, observando a transformação. Conforme a água vai entrando, o café vai sendo diluído e a água fica cada vez mais clara. Coloque a jarra na bacia para não vazar e continue até que a água esteja completamente clara.

Conclusão: Explique que a água representa como a vivência dos valores do Reino de Deus remove o pecado da nossa vida, transformando-a para refletir a luz e a pureza de Deus.

Resumo: Esta dinâmica ilustra que, ao vivermos os valores do Reino de Deus, nossas vidas são transformadas e purificadas, removendo as manchas do pecado.

PASSAGEM BÍBLICA: Salmo 15

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO: E aí, galera abençoada! Hoje, continuamos nossa série Koinonia e para começarmos, imagine que você faz parte de um grupo completamente diferente, com costumes e roupas bem distintos dos que você está acostumado. Como você acha que seria viver nesse novo grupo? Vamos usar nossa imaginação para explorar como é ser parte desse grupo e o que isso pode nos ensinar sobre nossa identidade e os valores que seguimos. Vamos lá!

INTRODUÇÃO

O que Significa Ser Parte do Reino de Deus?
Nos últimos tempos, temos falado bastante sobre o Reino de Deus. Vocês lembram que dissemos que todo reino tem um lugar para governar, um rei e seus cidadãos, certo? Mas o que será que se espera dos cidadãos de um reino, especialmente se eles fazem parte do Reino de Deus?

Bem, Jesus nos deu algumas regras, que são como um guia para viver como verdadeiros seguidores Dele. Essas regras, que chamamos de "mandamentos recíprocos", nos ensinam como devemos tratar uns aos outros, porque isso faz parte do estilo de vida de quem segue Jesus.

1) NOSSOS VALORES SÃO FUNDAMENTADOS NA PALAVRA
Não é por acaso que Efésios 6:10-19 fala sobre a armadura de Deus. Deus nos deu uma única arma de ataque, que é a Sua palavra. Isso não significa que devemos atacar uns aos outros, mas sim atacar toda mentira e tudo aquilo que tenta destruir a identidade de Cristo em nós! O que norteia nossos valores, o que guia nossa conduta e estilo de vida é a Bíblia. NADA MAIS! Há filosofias disseminadas no nosso tempo moderno que têm se infiltrado no meio cristão de forma sutil e, na maioria das vezes, são até “justas”, bonitas e fazem até algum sentido, mas na verdade são para destruir a nossa identidade como cristãos, a eficácia da palavra de Deus e suas verdades absolutas, e a destituição de Deus da Sua condição de Senhor absoluto. Devemos atacar essas mentiras usando a palavra de Deus.

2) NOSSA VIDA DEVE REFLETIR A BONDADE, JUSTIÇA E VERDADE     
Se a nossa vida não refletir a bondade, justiça e verdade de Deus, precisamos parar e nos avaliar, porque tem algo errado aí. O que hoje mais ouvimos o mundo distorcer são esses três atributos de Deus. A Bíblia fala que o próprio Jesus, em Marcos 10:18, diz que não há ninguém bom, a não ser Deus. Porém, o mundo insiste em nos dizer que há pessoas boas sem Deus. É impossível alguém ser bom sem ter Deus e refletir esse atributo de Deus em sua vida.

Além disso, o mundo insiste em dizer que a verdade é relativa, mas não! A verdade é uma só e absoluta! A verdade está em Deus! (Salmo 119:160)

E ainda, a justiça de Deus também tem sido distorcida, onde a falsa justiça humana tem dado lugar à única justiça, a de Deus! (Romanos 3:10).

3) O QUE DEUS ESPERA DE NÓS?
Pergunta: O que Deus espera de mim e de você?
Nós não podemos viver de qualquer maneira! Não! Precisamos entender e praticar aquilo que Jesus nos deixou como princípios. Cidadãos do Reino de Deus, filhos de Deus, precisam expressar a essência de Deus aqui na Terra. Paulo diz: "Sede meus imitadores, assim como sou de Cristo." (1ª Coríntios 11:1) Não podemos ser moldados aos padrões deste mundo. Ser cristão é ir na contramão do mundo. É ser desprezado muitas vezes, zombado. Porém, não podemos abrir mão dos nossos princípios. Os mandamentos recíprocos revelarão a nossa identidade como cidadãos dos céus! Repita comigo: Eu sou um cidadão do céu!

CONCLUSÃO
O diabo tentou várias vezes desacreditar a palavra de Deus e destruir o modo de vida que Cristo nos ensinou, mas sempre falhou. Suas estratégias de atacar o povo de Deus só mudam de aparência ao longo do tempo, mas a palavra de Deus, que é a verdade, permanece firme. O estilo de vida cristão e os princípios que Jesus nos deixou continuam sendo verdadeiros e relevantes. A palavra de Deus nunca se torna obsoleta; nossos valores estão fundamentados em suas palavras eternas.

CURIOSIDADE
Na cultura bíblica, o conceito de "misericórdia" era muito valorizado. Em Miquéias 6:8, Deus diz: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e o que é que o Senhor pede de ti, senão que practices a justiça, ames a misericórdia e andes humildemente com o teu Deus?". A misericórdia na cultura judaica antiga envolvia não apenas ajudar os necessitados, mas também agir com compaixão e justiça em todas as interações. Assim, viver segundo o Reino de Deus significa incorporar esses valores de misericórdia e justiça em nosso cotidiano, refletindo o caráter de Deus em nossas ações e relações.

DESAFIO DA SEMANA
DEVOCIONAL KOINONIA - MANDAMENTOS RECÍPROCOS Já iniciamos nesta segunda nosso devocional de 25 dias sobre os mandamentos recíprocos. Como Deus tem falado com você nesses primeiros dias? Se puder, compartilhe suas experiências conosco! Dica: Publique seus devocionais nas redes sociais e ajude a espalhar a mensagem. Vamos alcançar mais pessoas e compartilhar o impacto dos mandamentos recíprocos!

Baixar carta