post-image

Koinonia - Vá e faça o mesmo

QUEBRA GELO: Dinâmica: "A Caixa da Empatia - O Bom Samaritano"
Objetivo: Ensinar sobre a importância de ter empatia com o próximo, usando a parábola do Bom Samaritano como inspiração.

Materiais:
Caixa opaca
Diversos objetos (chave, bola, livro, brinquedo, etc.)
Como Fazer:

Preparação: Coloque os objetos na caixa.

Instruções:
Reúna os participantes em um círculo.
Relembre a história do Bom Samaritano de Lucas 10:25-37, destacando a importância de ajudar o próximo.
Explique que a dinâmica mostrará como cada pessoa percebe as coisas de maneira diferente, assim como na história do Bom Samaritano.

Execução:
Participantes pegam um objeto da caixa sem olhar.
Descrevem o objeto apenas pelo tato.
Mostram o objeto ao grupo.

Discussão:
Como foi descrever o objeto sem ver?

Relacione a experiência com a história do Bom Samaritano: assim como cada pessoa descreve o objeto de forma diferente, todos nós percebemos e sentimos as necessidades dos outros de maneira única.

Discuta a importância de ter empatia e ajudar o próximo, mesmo quando suas necessidades não são óbvias para nós.

Benefícios:
Empatia: Compreender e valorizar diferentes percepções.
Comunicação: Praticar descrição verbal.
Ação: Incentivar a ajudar o próximo, inspirado pelo exemplo do Bom Samaritano.

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 10:25-37

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO: Fala, galera abençoada! Estamos seguindo com nossa série Koinonia e hoje vamos falar sobre muitas coisas. Mas queria conversar sobre uma palavra que nem sempre ouvimos, mas que algum dia vocês vão ouvir: HERANÇA. Se você recebesse hoje uma grande herança de um parente que você nem conhece, como você se sentiria, principalmente porque sabe que nem fez nada para merecer?

INTRODUÇÃO
Lucas 10:25-37 nos fala de um doutor da lei que fez uma pergunta a Jesus o que ele precisava fazer para GANHAR A VIDA ETERNA. Ele pensava que a herança da vida eterna era algo que você ganha por fazer coisas certas, como se fosse um prêmio. Mas Jesus explicou algo bem legal: a VERDADEIRA HERANÇA é um PRESENTE DE DEUS, não algo que a gente possa conquistar por si só.

Jesus respondeu que, para ganhar a vida eterna, precisamos AMAR A DEUS e também ao NOSSO PRÓXIMO. Então, ele contou uma história chamada a parábola do BOM SAMARITANO. Nessa história, Jesus mostrou que amar o próximo significa ajudar e cuidar de qualquer pessoa, independentemente de quem ela seja ou de onde venha. Hoje nesta carta vamos falar de 4 personagens que tem um significado muito exclarecedor:

1) OS LADRÕES - O PECADO
Os ladrões na história do bom samaritano representam o pecado, que machucou a humanidade e a deixou caída. Por causa do pecado, todos nós estamos afastados de Deus. Romanos 3:23: "Todos pecaram e estão afastados da glória de Deus."
O pecado começou quando Adão e Eva desobedeceram a Deus. Eles fizeram o que parecia bom para eles, em vez de seguir o que Deus disse.

Gênesis 3:6: "Eva viu que o fruto era bom para comer e bonito de se ver, então comeu e deu a Adão. Quando comeram, perceberam que estavam nus." Deus nos criou para cuidar uns dos outros e do mundo, mas quando pensamos só em nós mesmos, perdemos o propósito de Deus.

2) SACERDOTE - INDIFERENÇA    
A lei de Moisés era um conjunto de regras para as pessoas seguirem. Mas ninguém conseguia seguir todas as regras perfeitamente, então a lei não podia salvar ninguém. Gálatas 2:16: "Ninguém é aceito por Deus por obedecer à lei, mas sim por crer em Jesus Cristo."

A lei mostrou o que é certo e errado, mas só Jesus pode nos salvar. Gálatas 3:24: "A lei nos guiou até Cristo, para que pudéssemos ser aceitos por Deus pela fé." Na parábola do bom samaritano, o sacerdote (uma pessoa que seguia a lei) passou direto pelo homem caído, porque ele não podia ajudar alguém que não seguia a lei. Mas Jesus nos ensina a ajudar a todos, não importa o que.

3) LEVITA - RITUAIS DA LEI
Os levitas eram pessoas da tribo de Levi, escolhidas por Deus para seguir a lei e serem intermediários entre Deus e os homens. Números 8:14: "Separe os levitas do meio do povo de Israel para que os levitas sejam meus."

Quem seguia os rituais da lei era aceito, e quem não seguia não era. Mas esses rituais e regras não podiam salvar ninguém; eles só traziam divisão, não salvação.

4) BOM SAMARITANO - JESUS
Na história do bom samaritano, ele mostrou que não devemos ter preconceitos. Quando encontrou um homem ferido, ele parou sua viagem, ajudou o homem e cuidou dele, mesmo sabendo que isso ia contra algumas regras e lei. Mesmo sendo de um grupo que os judeus não gostavam, ele ajudou um judeu que estava caído, mostrando que a bondade deve ser para todos, sem importar quem sejam.

CONCLUSÃO
Jesus perguntou ao doutor da lei: Quem foi o próximo daquele que foi atacado pelos ladrões? Ele estava mostrando que, muitas vezes, somos como o homem ferido à beira da estrada. O pecado nos derrubou, a lei e os rituais não puderam nos ajudar. Mas Jesus passou por nós, viu nossa dor e nos ajudou. Ele nos levou para a igreja, que é como uma estalagem onde podemos ser curados, e deixou tudo o que precisamos para isso. Então, Jesus nos dá uma ordem: Vá e faça o mesmo.

CURIOSIDADE BÍBLICA: Você sabia que na época de Jesus, os samaritanos e os judeus eram conhecidos por terem uma grande rivalidade?  A parabóla do Bom Samaritano, encontrada em Lucas 10:25-37, é surpreendente porque Jesus usou um samaritano – alguém que os judeus geralmente desprezavam – como o herói da parábola. Jesus fez isso para mostrar que a verdadeira bondade e compaixão não têm barreiras, e que devemos amar e ajudar a todos, independentemente de nossas diferenças. 

DESAFIO DA SEMANA: DEVOCIONAL KOINONIA - MANDAMENTOS RECÍPROCOS Já iniciamos nesta segunda nosso devocional de 25 dias sobre os mandamentos recíprocos. Como Deus tem falado com você nesses primeiros dias? Se puder, compartilhe suas experiências conosco! Dica: Publique seus devocionais nas redes sociais e ajude a espalhar a mensagem. Vamos alcançar mais pessoas e compartilhar o impacto dos mandamentos recíprocos!

Baixar carta