post-image

Koinonia - Mandamentos Recíprocos

QUEBRA GELO: Assistir dinâmica

PASSAGEM BÍBLICA: Jo 13.31-35

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

BATE-PAPO: A paz, GrowUps!!! Hoje começamos uma nova série chamada KOINONIA, que vai transformar como vocês interagem com as pessoas ao redor. Vamos começar nosso bate-papo de hoje, pensando em momentos em que ajudaram alguém na escola ou em casa. Como se sentiram? E quando receberam ajuda de volta, como foi? Compartilhem suas experiências!

INTRODUÇÃO
Você sabe o que é reciprocidade? Basicamente, significa dar e receber. É essencial para relações saudáveis. Vocês já ouviram: “Não façam com os outros o que não gostariam que fizessem com vocês”. Então, fica a pergunta: O que temos feito com os outros que não gostaríamos que fizessem conosco?

Além dos mandamentos dados a Moisés, Jesus nos deixou um novo mandamento em João 13:31-35. Esse texto nos mostra que nosso crescimento em Deus reflete diretamente nos nossos relacionamentos Hoje, falaremos da construção de relacionamentos baseados em alguns mandamentos: (1) Amai-vos uns aos outros, (2) Acolhei-vos uns aos outros, (3) Saudai-vos uns aos outros, (4) Tende igual cuidado uns pelos outros, (5) Sujeitai-vos uns aos outros, (6) Suportai-vos uns aos outros, (7) Confessai os vossos pecados uns aos outros e (8) Perdoai-vos uns aos outros.

Vamos focar em três desses mandamentos hoje:

1) AMAI-VOS UNS AOS OUTROS
Este mandamento é para os nascidos de Deus e é a base dos demais. Ele move o serviço, cuidado, acolhimento, solidariedade, celebração, arrependimento e perdão. Ao nascer de novo, recebemos uma nova natureza. Amar uns aos outros significa servir, amar, dar a vida e cuidar. É a base do cristianismo! A igreja de Atos se destacava da sociedade. Deus espera que Seus filhos tenham valores e atitudes diferentes daqueles que não nasceram de novo. O amor pelos irmãos de fé deve ser genuíno, reconhecendo que a igreja é a família de Deus. É a justiça e o amor de Deus em prática! Esse mandamento é refletido em todo o Novo Testamento. (Ler passagens bíblicas: 1 João 3:23, João 15:12, 1 Pedro 1:22)

2) SUJEITAI-VOS UNS AOS OUTROS - LER FILIPENSES 2:3-4
O que é sujeição? Não é "eu mando, você obedece", mas sim uma via de mão dupla no relacionamento entre irmãos. Efésios 5:21 nos ensina: "Sujeitem-se uns aos outros, por amor a Cristo." Primeiramente, sujeição a Cristo, e, como filhos de Deus, somos iguais sob sua autoridade. Essa sujeição é baseada na graça e no amor fraternal, significando que cada um se coloca sob a influência da graça que Deus deu aos irmãos, cooperando facilmente uns com os outros.

3) PERDOAI-VOS UNS AOS OUTROS
O perdão é essencial e tem origem divina, sendo resultado da graça. Se o pecado nos afasta de Deus, o perdão nos reconcilia com Ele. Perdoar exige não mais considerar o que foi ofensivo, significando esquecer. Duas consequências de não perdoar: - Bloqueio de nossas orações e retenção do perdão de nossos pecados (Mateus 6:12-15). - Atração de espíritos atormentadores (Mateus 18:21-35). Perdoar não é opcional, mas um mandamento. É mais um ato de vontade do que de emoção e deve ser feito com sinceridade de coração. Para praticar o perdão, precisamos nos encher do Espírito Santo diariamente.

CONCLUSÃO
Quando praticamos os mandamentos recíprocos, as feridas da igreja são tratadas. Demonstramos como cuidamos uns dos outros e como consideramos uns aos outros. Ao viver em obediência ao Senhor, Ele nos capacita a cumprir Seus mandamentos, tornando-nos parceiros na obra do Espírito Santo nesta geração.

CURIOSIDADE: Sabia que Jesus destacou o princípio da reciprocidade em várias parábolas? Na Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:25-37), Jesus ensinou sobre ajudar o próximo sem esperar algo em troca. Isso mostra que a reciprocidade vai além de uma simples troca de favores; é um reflexo do amor de Deus em nossas ações diárias.

DESAFIO DA SEMANA: Esta semana, desafio você a realizar uma boa ação sem esperar nada em troca. Escolha alguém próximo e ajude de maneira significativa, como oferecer apoio em um projeto escolar ou ajudar com uma tarefa doméstica. Reflita sobre como essa ação impactou você e o relacionamento com essa pessoa. Compartilhe suas experiências na próxima vez que nos encontrarmos!

Baixar carta