Informativos

COMO SER UMA IGREJA MISSIONAL?

O QUE É UMA IGREJA MISSIONAL?
O conceito de “Igreja Missional” é relativamente recente. Uma terminologia nova que reflete o resgate de noções clássicas aplicadas principalmente na missão em realidades urbanas (Adaptada ao cotidiano), pós-cristãs (desigrejados)  ou de grande resistência ao cristianismo. 

Porém, de maneira muito simples, a noção de Igreja Missional refere-se simultaneamente a um modo de “ser” igreja e de “fazer” missão.

- SER uma igreja mais PRESENTE entre as pessoas.
- ATUANTE de maneira RELACIONAL e PESSOAL na sociedade e nos AMBIENTES ORDINÁRIOS. (Bikes, Futebol, Gastronomia, Empreendedorismo, prestadores de serviços, etc....)
- Refere-se ao MODO como CADA MEMBRO da igreja local encara e vive sua vida INTEGRADA À MISSÃO de Deus no mundo.
- A igreja que se MISTURA sem ser ABSORVIDA.

- Cristãos que se relacionam autêntica e INTENCIONALMENTE com as pessoas, fazendo com que Cristo seja apresentado a partir de suas vidas e testemunho.

As características mais marcantes de uma vida missional é apontar para Cristo justamente por estar Nele (vídeo)

Biblicamente, encontramos as marcas missionais na igreja chamada de “igreja primitiva”. Vamos ler a bíblia em Atos do Apóstolos 11:19-26.

Quais as marcas missionais da igreja de Antioquia das quais precisamos imitar?  

1 – Ela era uma Igreja que pregava o evangelho aos descrentes e não aos crentes.

Atos 11:19-21
19 - E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. 20 - E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. 21 - E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor. 

Ao lermos esses versos, podemos nitidamente perceber dois tipos de discípulos. 

- Os que pregam para si mesmo - não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. Analisemos as nossas programações. Elas são mais atraentes para os crentes ou para os descrentes? Alguém já disse: Se você colocar, boas acomodações na Igreja e torna-la bem confortável, ela será capaz de dar dinheiro a alguém para Fazer a Missão. 

- E os que pregam para os perdidos - falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. A expressão: “falaram aos gregos”. Possui um significado muito grande diante das circunstâncias nas quais eles viviam:

- Eles estavam em fuga – Os Gregos eram aliados dos Romanos. Ser reconhecido como discípulos de Jesus poderia implicar em suas mortes.  

O que levou a esses discípulos a testemunharem mesmo em tempos de perseguição? Poder e Paixão. 

Poder - At.1:8 Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra! Eles estavam Cheios de poder. Nós precisamos estar cheios de poder de Deus. 

Paixão – Muitas vezes nos falamos de paixão pelos perdidos. Mas eu creio, que o que movia esses discípulos a testemunharem a Jesus como Senhor. Era paixão pelo Senhor. (Você já viu alguém apaixonado? Não para de falar do alvo de sua paixão). Eles eram tão apaixonados por Jesus, que não conseguiam deixar de falar de Jesus. Atos 4:20 - Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. O que você tem visto e ouvido, da parte de Deus? Não deixe de falar!

2 – A Igreja de Antioquia não nasceu em Antioquia. Ela nasceu primeiro no coração dos discípulos. 

21 - E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor

O crescimento da Igreja de Antioquia fez com que ela se torna-se uma realidade para a comunidade local.

Hoje quando queremos plantar uma igreja, escolhemos o local, alugamos ou compramos o imóvel e colocamos um pregador (e quando possível um musico) para atrair as pessoas aos cultos. Mas na igreja de Antioquia primeiro eles alcançaram o povo. Depois enviaram um pregador. (vamos ler os versos 22 a 25) 

A expressão: “Grande número” demonstra um êxito na missão local a ponto de justificar a implantação de uma Igreja Local. O objetivo principal era anunciar a Jesus. E isso não precisa de prédios. A igreja não pode ser como uma loja que abre para serviços. Não podemos continuar indo ao prédio da igreja quando tem culto. Precisamos ser a Igreja. Mesmo em dias em que não houver culto. Atos 5:42 - E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. A igreja é antes de tudo uma comunidade relacional!

3 – A Igreja de Antioquia tornou-se uma referência Cristã. 

Atos 11:26 - E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

O modus operante da igreja deu a ela uma identidade Cristã. A palavra Cristão no Grego significa: “pequenos Cristos”. Sendo assim, já não era somente a mensagem que eles pregavam ou os cultos que frequentavam. Mas sim, a maneira com que viviam em meio a sociedade. Viviam como Cristãos (Pequenos Cristos). 

Viver como Cristão não é somente viver em santidade, fazendo o bem e frequentar cultos. Viver como cristão é: 

- É viver com intencionalidade: João 6:6 – Mas (Jesus) dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.

- É viver reconhecendo a diversidade e a necessidade - Jesus disse em João 10:16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco, as quais devo da mesma maneira trazer; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

- É viver para fazer a vontade do Pai 38 Pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: Que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia. 

Será que nossos relacionamentos e amizades são somente para nosso bem estar? Ou será que Deus tem nos DADO esses relacionamentos e amizades para que possamos fazer a vontade do Pai? Que nenhum que ele NOS DEU se perca?

CONCLUSÃO

A Igreja de Antioquia foi uma Igreja que revolucionou o mundo antigo. Essa também deve ser a nossa missão.

I Pedro 2:9 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;