post-image

Jesus, o Deus abundante

QUEBRA GELO: Já aconteceu de você investir tempo ou esforço em algo, esperando um grande retorno, mas acabou sendo enganado ou decepcionado no final?

PASSAGEM BÍBLICA: João 10:10

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO
Desde a criação, a abundância sempre esteve presente nas ações de Deus. Lembro-me do filme "Jurassic Park", em que o dono da ilha onde os dinossauros eram recriados tinha uma declaração pronta para o advogado que representava os investidores, e a frase era: "Eu não poupei recursos!" Eu acredito que Deus, o Pai, diria a mesma coisa. Deus não poupou recursos na criação, oferecendo um ambiente com todas as condições para o homem habitar, crescer e se multiplicar. Não poupou recursos ao dar ao homem plena condição de cuidar do Jardim. Porém, mesmo com todas essas condições favoráveis, o homem escolheu desobedecer a Deus e ser enganado pela mentira de Satanás.
Pergunta: Você já foi enganado e roubado pelo diabo? Jesus veio para nos restituir tudo o que o diabo nos roubou. 1 João 3:8 - "Quem comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” Sendo assim, o que significa essa vida abundante que Jesus veio nos dar?

1) Uma vida abundante do perdão de Deus
João 3:16-17 - “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”. A vida abundante que Jesus oferece é, primeiramente, uma vida que envolve a reconciliação com Deus e a promessa de vida eterna.

2) Uma vida abundante de Liberdade e Libertação
2 Coríntios 3:17 - “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”. Jesus veio para libertar as pessoas do poder do pecado e de suas consequências, proporcionando uma vida livre de condenação e escravidão espiritual. Uma vez que fomos libertos, não devemos retornar aos ambientes de escravidão. Gálatas 5:13 - Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

3) Uma vida abundante de Crescimento e Frutificação
João 15:8 - “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”. A vida abundante é marcada pelo crescimento espiritual e pela frutificação, onde a vida do crente produz frutos que glorificam a Deus.

4) Uma vida abundante de pertencimento a uma família espiritual e a uma comunidade de Amor
Atos 2:42-44 - "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum".
A vida abundante se manifesta na vida comunitária, onde os crentes se reúnem, compartilham e amam uns aos outros, refletindo o amor de Cristo.

CONCLUSÃO
Toda abundância que Deus nos dá, deve ser compartilhada e não retida. Pois abundância que não se compartilha é ganância. Pois Deus o Pai, não poupou recursos! Você já desfruta desta vida abundante?

Baixar carta