post-image

Amigos para sempre

PASSAGEM BÍBLICA: I Samuel 18:3-5

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

I Samuel 18:3-5 3 - E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. 4 - E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto. 5 - E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e tinha êxito, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul

INTRODUÇÃO
O texto que lemos inicialmente nos revela o poder de uma amizade. Jônatas é o filho do Rei Saul e herdeiro natural do trono. Davi é um improvável pastor de ovelhas e o filho mais novo de uma família de guerreiros. Após a vitória contra o gigante Golias, Davi é levado à presença do Rei Saul e lá conhece Jônatas, que, segundo o texto, "o amou como a sua própria alma".
A atitude de Jônatas em relação a Davi demonstra um nível de desprendimento que todo discípulo de Jesus deve imitar.
Pergunta: O quanto você está disposto a renunciar para abençoar alguém?

A Bíblia tem um tema central, para o qual tudo converge, e que consiste em uma pessoa: Jesus Cristo. Hebreus 12:2 diz que Jesus é "o autor e consumador da fé."
Sob essa ótica, Jônatas é uma figura de Cristo, e Davi uma figura do homem. Isso significa que Cristo hoje quer reafirmar Sua aliança conosco! Aleluias!

Creia, todos que recebem a Cristo, recebem toda a armadura de Deus. Quais as armas que Cristo se despojou e entregou à igreja? Vamos ler. Efésios 6:13-18 13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 - Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

1) Cinto da Verdade
A verdade liberta! O cinto une a armadura; a verdade nos une com as bênçãos de Deus. Jesus é a verdade, e Suas palavras verdadeiras estão escritas na Bíblia.  
Como usar: Estude a Bíblia e creia na sua verdade.

2) Couraça da Justiça
Jesus é a sua justiça! A couraça protege o coração; a justiça de Jesus nos protege do pecado. Quando nos arrependemos dos nossos pecados e dedicamos nossas vidas a Jesus, Ele apaga a injustiça do pecado em nossos corações.  
Como usar: Arrependa-se de seus pecados e creia que Jesus o salvou. Procure fazer o que é certo.

3) Sapatos da Prontidão do Evangelho da Paz
Deixe que Deus guie seu caminho! Os sapatos protegem os pés; o evangelho da paz protege o caminho. A vontade de proclamar o evangelho ajuda a evitar muitos caminhos errados, porque o maior testemunho é uma vida guiada por Deus.  
Como usar: Evite a maldade e a violência. Procure promover a paz em todas as situações.

4) Escudo da Fé
A fé vence o inimigo! O escudo protege das setas; a fé protege dos ataques do diabo. A fé nos ajuda a nos defender das acusações, das dúvidas e das tentações do diabo.  
Como usar: Na hora da dúvida e da tentação, escolha crer em Jesus. Procure tirar suas dúvidas para fortalecer sua fé.

5) Capacete da Salvação  
Jesus salva! O capacete protege a cabeça; a salvação protege os pensamentos. Jesus nos salva da escravidão do pecado. Não precisamos mais viver pensando em coisas ruins, que levam ao pecado.  
Como usar: Passe mais tempo pensando nas coisas de Deus. Rejeite os pensamentos errados e creia na salvação.

6) Espada do Espírito
A palavra de Deus é a espada do Espírito! A espada fere e defende do inimigo; a palavra de Deus destrói o inimigo. O Espírito Santo dá vida à palavra de Deus e nos dá poder para derrotar o inimigo.  
Como usar: Combata as mentiras e as tentações declarando as verdades da Bíblia. Confie na palavra de Deus.

CONCLUSÃO
Assim como Jônatas foi fiel a Davi até a morte, Jesus foi fiel a nós até a cruz. Ele nos proveu uma armadura sob medida para cada um de nós. Receba e use.