post-image

Vá e faça o mesmo

QUEBRA GELO: Você já recebeu alguma herança ou um presente pelo qual não fez nada para merecer? Como você se sentiu?

PASSAGEM BÍBLICA: Lucas 10:25-37

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO
Certo doutor da lei fez uma pergunta a Jesus: O que farei para herdar a vida eterna? É estranho que alguém tão inteligente tenha feito essa pergunta, pois é óbvio que só se pode receber uma herança quando se é filho ou adotado como filho; logo, não há nada que se possa fazer para herdar alguma coisa. No entanto, quando Jesus responde sobre amar a Deus e ao próximo, Ele diz: Faze isso e viverás. A questão é que ninguém consegue cumprir isso sem a graça de Deus. Então, o doutor da lei faz uma segunda pergunta: Quem é o meu próximo? Jesus conta a parábola do bom samaritano com a intenção de responder a essa pergunta e destaca quatro personagens que têm significados muito esclarecedores. Vejamos:

1) O LADRÃO: PECADO (EGOCENTRISMO)
O ladrão simboliza o pecado que atacou a humanidade, deixando-a caída. Espiritualmente, fomos espancados, feridos, e deixados quase mortos, caídos e nus à beira do caminho. Leia Romanos 3:23: Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Todo pecado tem sua raiz no ego do homem. Veja Gênesis 3:6: Eva, vendo que o fruto era agradável aos olhos, bom para comer e desejável para dar entendimento, tomou o fruto, comeu e também deu a seu marido. Quando acabaram de comer, perceberam que estavam nus. Deus instituiu o homem para cuidar e guardar, mas quando o homem deixou de enxergar o outro para enxergar a si mesmo, caiu. Adão foi criado para cuidar da criação, e Eva para ajudar Adão. Quando o homem olha para si mesmo, perde o propósito pelo qual foi criado. Você tem cuidado do seu irmão?

2) O SACERDOTE: A LEI (INDIFERENÇA)
A lei de Moisés não foi capaz de salvar o homem, porque a lei é indiferente, seja rico ou pobre, alto ou baixo, clérigo ou leigo. Se cumprir a lei, se salva; se não a cumprir, está condenado. Veja Gálatas 2:16: Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. A lei só deixa mais evidente o pecado. Veja Gálatas 3:24: De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Por isso, o sacerdote passou de largo; o homem caído não tinha nenhuma condição de cumprir a lei. Você tem sido tolerante com seu irmão?

3) O LEVITA: OS RITOS DA LEI (FACCIOSO)
Os levitas da tribo de Levi foram escolhidos por Deus para cumprir a lei e para serem intermediários entre Deus e os homens. Veja Números 8:14: Separarás os levitas do meio do povo de Israel para que os levitas sejam meus. Aquele que cumpre os ritos é aceito; quem não cumpre, não é. Os ritos da lei não foram suficientes para salvar o homem; os ritos e formas só trazem divisão, não salvação. Veja Êxodo 32:27-29 e responda: você aceita os fracos na sua tribo?

4) O BOM SAMARITANO (JESUS)
O bom samaritano derrubou todos os preconceitos:

  • Parou sua viagem, abrindo mão de si mesmo, e disponibilizou seus recursos para salvar o caído.
  • Tocou no sangue e na ferida, contrariando a lei; passou perto e se compadeceu do homem no chão.
  • Mesmo sendo samaritano, odiado pelos judeus e visto como inimigo, ajudou um judeu que estava caído, vencendo qualquer tipo de discriminação.

CONCLUSÃO: Jesus faz uma pergunta ao doutor da lei, no versículo 36: Quem foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Deixando o próprio na primeira pessoa, Jesus mostra que, na verdade, somos aquele homem que estava meio morto à beira da estrada. O pecado nos derrubou, a lei e os ritos passaram por nós sem surtir efeito, mas Jesus passou perto, nos viu, nos salvou e nos levou para a estalagem, que é a igreja, deixando recursos ilimitados para nossa cura (versículo 35) e nos deu uma ordem no versículo 37: Vai e faça o mesmo.

Baixar carta