post-image

Transformando mal em bem

QUEBRA GELO: Você já passou por uma situação difícil que acabou se transformando em algo positivo? Como isso aconteceu?

PASSAGEM BÍBLICA: Gênesis 50:19-21

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

“Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração.” Gênesis 50:19-21 ARA

INTRODUÇÃO
O texto que acabamos de ler é o epílogo ou parte final, de um processo de perdão e cura em uma família. 
Ele faz parte da história de José. 
Quem foi José? José era o filho predileto de Jacó por ser filho de sua velhice e de Raquel, a mulher a qual Jacó amava. 
José recebeu uma túnica colorida de presente de seu pai, que provocou o ciúme de seus irmãos. José denunciava seus irmãos a seu pai, José era uma pessoa que sonhava. 
Talvez muitas das condições de José em sua infância não tenham muito a ver com você. Mas uma de suas características certamente você tem ou já teve. Você sonha ou Sonhava. 
Pergunta: Você tem sonhos? Ou já teve sonhos e hoje não sonha mais?

Na bíblia existe um texto que diz: - O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Salmos 30:5b
Podemos achar que isso não é verdade. Afinal existem pessoas que choraram e choram dia e noite por algo. Talvez você esteja aqui hoje em seu coração você está chorando. 
Mas se buscarmos o conceito de noite nos princípios bíblicos, vamos descobrir que ela faz paralelo entre noite e trevas x dia e luz. Logo, se aplicarmos esse princípio, o texto ficaria assim. “O choro dura enquanto as trevas da ignorância existem. Mas, vindo o entendimento a alegria chega”.
Busque entendimento e não alívio. (Existem acontecimentos em nossas vidas que parecem perdas, mas na verdade, são ganhos). Isso não nos isenta do sofrimento das perdas. Mas precisamos ter esperança de que nada acontece por acaso. 
Entenda: O que o inimigo quer, é transformar suas batalhas em crises de fé. Escolha obedecer!

Mas o texto que lemos inicialmente, traz para nós alguns segredos de como podemos superar os desafios dos relacionamentos tóxicos e oposições da vida:

1) NÃO CULPE A DEUS PELOS PROBLEMAS, RECONHEÇA-O NAS SOLUÇÕES
• Quando José foi lançado no poço (problema) – Deus não permitiu que seus irmãos o matassem. (solução)
• Quando José foi vendido como escravo (problema) – Deus promoveu sua passagem para o seu propósito. (solução)
• Quando a mulher de Potifar mentiu sobre seu caráter (problema) - Deus gerou conexões mesmo no cárcere, que lhe deram acesso. (solução)
Acredite Deus está nas soluções da sua vida. Não nos problemas.

2) RECONHEÇA QUE INTENTARAM O MAL CONTRA VOCÊ, PORÉM NÃO PERMITA QUE SEU CORAÇÃO FIQUE AMARGURADO - Gênesis 50:20: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim..." José reconhece que seus irmãos planejaram e executaram o mal contra ele. mas não se deixou vencer do mal. Ele venceu o mal com o bem (Romanos 12:21).
Entenda:
• O que o inimigo quer, é transformar tentação em pecado. E provação em argumento. 
• O inimigo quer, é transformar o que Deus permite para te fazer crescer em argumento para te fazer cair!

3) VIVA CELEBRANCO A PROVISÃO DE DEUS - Gênesis 50:20: "..., porém Deus o tornou em bem..." José acredita que Deus transformou o mal que lhe foi infligido em algo bom. Ele reconhece que Deus usou a situação para salvar muitas  pessoas e preservar a vida.
Acredite: O que você está passando não é o seu fim.
José viveu muitos ambientes, mas eles não mudaram José. Foi José que mudou todos os ambientes porque temia a Deus.

CONCLUSÃO: Certamente você deve estar pensando: Como os irmão de José fizeram isso com ele? Mas a verdade é, que José é uma figura de Cristo. E nós somos seus irmãos. Você se arrepende?

Baixar carta