post-image

Pegando as raposinhas

QUEBRA GELO: Você já deixou de dar atenção a algo que parecia simples, mas depois se tornou um grande problema?

PASSAGEM BÍBLICA: Cantares 2:15

DESENVOLVIMENTO DO TEMA:

INTRODUÇÃO
O livro de cantares de Salomão, faz parte do grupo dos livros chamados poéticos da bíblia. Que são: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão. O verso que lemos, que é de cantares, tem como pano de fundo a relação de Salomão com sua amada Sulamita. Ele também pode ser comparado ao relacionamento entre cristo e a igreja. E traz consigo uma orientação muito importante: “Peguem as raposinhas!”
Pergunta: Será que tem alguma raposinha em sua vinha? As raposas são animais pequeno da família dos caninos e possuem como principais características: a astucia e adaptabilidade. Elas vivem em tocas e fazem as mesmas nas raízes das árvores. É claro que o autor não está falando contra um animalzinho, mas sim comparando a modo de vida do mesmo com a astucia de Satanás.
Por que devemos pegar as raposinhas? Porque as raposinhas são prejudiciais a nossa plantação.
Ao fazerem as suas tocas na raiz das arvores, elas enfraquecem as mesmas, prejudicando sua floração e consequentemente a frutificação. ISAIAS 5:7 – “Esta plantação é do Senhor Todo Poderoso, as sementes que ele gosta tanto somos nós seu povo. É interessante destacar que as raposinhas não matam a árvore, elas a enfraquecem. Vejamos algumas dessas consequências:

1º As raposinhas prejudicam o contato da Árvore com o solo
Assim como a arvore precisa do solo para crescer, florescer e frutificar. Nós precisamos de Deus. Isso significa que quando as raposinhas estão em ação, passamos a viver mais independentes de Deus. Ao invés de buscar o que agrada a Deus, buscamos primeiro o que nos agrada. Nosso tempo, nossos recursos e até nossas amizades existem mais para nos agradar do que agradar a Deus. Mateus 7:21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

2º As raposinhas prejudicam a floração da vinha
Algumas pessoas ao serem abençoadas, ficam tão deslumbradas com a benção, que se esquecem do abençoador. A bíblia fala sobre essas pessoas em Lucas 14:17 ao 20: 17 À hora da ceia, enviou o seu servo para avisar aos convidados: Vinde, porque tudo já está preparado.18 Não obstante, todos, à uma, começaram a escusar-se. Disse o primeiro: Comprei um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado.19 Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenhas por escusado.20 E outro disse: Casei-me e, por isso, não posso ir. Não permita que as coisas da terra, prejudiquem sua comunhão com o céu! Isso são só as flores que Deus te dá para que você possa produzir frutos (vidas).

3º As raposinhas precisam ser identificadas e eliminadas
O autor declara: “as raposinhas devastam a vinha”. O termo devastar tem o sentido destruir tudo que foi construído. As raposinhas podem destruir;

- Nosso relacionamento com Deus (Tg.4:4)
- Nosso Relacionamento com a família (Gn.27:41)
- Nosso relacionamento com a igreja (Rm.12:17)
- Nosso relacionamento com as pessoas (2Co.2:10-11)

CONCLUSÃO
Normalmente damos atenção as coisas mais visíveis que as invisíveis, apesar de vivermos mais as consequências das invisíveis. Não é muito simples apanhar raposinhas, mas as consequências de suas ações são perceptíveis. Logo, precisamos atacar mais a causa de nossos problemas e pecados, do que as consequências. Será que tem alguma raposinha na sua vinha?

Tiago 4:7 ao 10 diz: 7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.9 Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza.10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. 

Baixar carta